O vestido! Fatores para a escolha certa.

Muito se fala sobre vestidos de noiva, tantas tendências e estilos. Mas quando o assunto é o nosso vestido, sempre sobra alguma dúvida.

A escolha, é claro, vai depender de uma série de fatores, mas dois deles são extremamente importantes: valorizar seu corpo e ser o mais confortável possível.

A partir daí, somam-se outros fatores : Horário, local, clima, sua personalidade, disponibilidade, preço, etc.

Muitos noivos optam por mini wedding, sem cerimônia religiosa, para ficarem mais a vontade no quesito vestimenta, principalmente se for uma reunião mais intimista durante o dia. Na primavera ou verão, seja no campo, praia ou restaurantes e bistrôs, o melhor é escolher tecidos mais leves, com modelos sem volume, sem mangas e com decotes mais abertos. A atenção com o calçado, que deve ser adequado ao tipo de piso do local, é primordial.

As cerimônias noturnas em salões  e celebrações em templos e igrejas, demandam um pouco mais de sobriedade e glamour na escolha. Assim como no outono e inverno, com noites mais frias, pedem mangas longas e tecidos de tramas mais fechadas, como o shantung, zibeline, e tafetá.

A cor branca também não é uma regra, principalmente se não for o primeiro casamento. Existem lindas opções em tons pastéis e até com aplicações e bordados ligeiramente coloridos. Devemos lembrar que em outras culturas, principalmente no oriente, as noivas casam com muita cor, brilho e adornos.

Quanto ao melhor modelo para o seu  tipo de corpo, existem algumas dicas básicas para auxiliar, pois nem sempre aquele vestido ¨do sonho¨ irá valorizar sua silhueta.

Segundo a tabela  abaixo e na sequência de imagens, veja algumas combinações :

 

1 – Vestido evasê –  Todas as formas femininas

2 – Vestido sereia – Formas triângulo e ampulheta

3 – Vestido imperial – Todas as formas

4 – Vestido princesa – Todas as formas menos as circulares e estatura baixa.

5 -Vestido reto – Todas as formas

Numa celebração informal, como um mini wedding , pode-se optar por um vestido mais curto, mas sempre evitando excessos. Saias muito curtas podem expor demais o corpo e desfavorecer você nas fotos. Na praia ou campo, vestidos mais leves e retos permitem maior liberdade para movimentação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Lembre-se que o vestido, seja alugado ou feito sob medida, deve ser escolhido e provado com 5 meses de antecedência, e deve-se repetir a prova em algumas semanas antes do casamento.

Algumas empresas fazem o vestido a seu gosto e alugam primeiramente a você. Procure sempre por empresas e ateliês com boas referências e contrato.

Priorize seu conforto e beleza. Você deve estar segura para compartilhar esse momento de amor e alegria.

*As imagens não são autorais. Caso alguma seja de sua autoria, nos informe para darmos os devidos créditos.

 

Mary Luce Carvalho – Publicitária, gerente comercial, docente e blogueira.

“Acredito que a boa comunicação dissemina amizades e prosperidade.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *