Madrinhas e seus vestidos.

Madrinha é uma referência carinhosa, pois no casamento, na verdade, elas são as testemunhas. Madrinhas e padrinhos nós temos apenas no batizado e crisma. Mas essa explicação é só pra você ficar mais informada sobre essas pessoas especiais que irão escolher para estarem ao seu lado na cerimônia.

Uma coisa é importante: tem que haver confiança, amizade e consideração, pois as madrinhas e padrinhos são aqueles que mais colaboram com os noivos  nas horas difíceis.

A verdadeira madrinha ajuda a noiva a brilhar, e sente-se bem vendo a felicidade dela.

Então, com toda essa consideração, você não vai querer vê-las desconfortáveis, no seu evento, não é mesmo?

Mais uma vez, assim como na escolha dos trajes da noiva e do noivo, o estilo do casamento, o clima, horário e  local devem ser considerados.

Se você prefere um modelo padronizado para as madrinhas, deve-se lembrar que os biotipos são diferentes, e que os modelos nem sempre favorecem todas. Dois modelos são mais adaptáveis aos tipos de corpo : O corte império e o evasê, pois não “marcam” tanto as silhuetas, e deixam todas confortáveis. Melhor mesmo, é conversar com todas para chegar num ponto comum.

Se ficar definido que cada uma escolhe o próprio modelo, defina a cor e o tipo de tecido, e envie a amostra (paleta de cores) para todas, evitando que alguma acabe destoando muito do grupo.

Há casos em que as madrinhas se juntam para comprar o tecido e enviam para confeccionar num bom atelier .

vintagedream

O que deve ficar claro para todas, são algumas regrinhas, para não passar constrangimento :

  • Os estilos dos padrinhos devem estar alinhados com os da noiva, noivo e cerimônia.  Seria inadequado uma noiva informal, estilo boho, com um noivo de casaca, padrinhos de blazer despojado e madrinhas de vestido curto num evento noturno.
  • As cerimônias religiosas pedem modelos mais discretos, longos, e se for após as 20 horas, mais glamourosos, com brilhos e bordados . No verão, tecidos mais leves, fluídos, sem mangas e tons pastéis caem bem, mas cuidado para não beirar o branco.
  • No inverno, tecidos com tramas mais fechadas, mangas longas e cores fortes.
  • Também é importante considerar se o casamento for informal, num restaurante, praia ou campo, durante o dia, o vestido pode ser mais curto, com bordados discretos e se a festa prolongar-se até a noite, uma linda echarpe , combinando com o vestido pode proteger as costas da brisa ao ar livre.  Se o seu casamento for no final de tarde, que tal se essa echarpe fosse o seu presente no convite para as madrinhas?

Hoje, com tanta facilidade na comunicação, não é difícil tirar dúvidas. O bom dessa fase, é a possibilidade de juntar todas em momentos divertidos e inesquecíveis. Aproveite!

 

Mary Luce Carvalho – Publicitária, gerente comercial, docente e blogueira.

“Acredito que a boa comunicação dissemina amizades e prosperidade.”