A escolha das damas de honra e pajens

Desde a idade média, na Europa, era costume ter damas de honra e pajens nas cerimônias de casamento. Na Roma antiga, jovens vestidos iguais aos noivos tinham o papel de confundir  os “maus espíritos ” que poderiam atrapalhar a prosperidade do casal. Outra versão diz que crianças vestiam suas melhores roupas, colhiam flores e seguiam para igreja anunciando o casamento para a população das vilas. No caso das damas de honra, que geralmente eram adultas, tinham um papel nada fácil, pois vestidas iguais a noiva, serviam para enganar algum sequestrador que tentasse levar a personagem principal do evento.

Hoje, longe dessas lendas, as damas e pajens trazem encantamento e alegria às cerimônias formais ou informais.Sejam crianças ou adultos, o importante é a afinidade entre eles e os noivos.

As escolhas por afinidade, atualmente são bastante criativas e incluem adultos para esse papel : são filhos, irmãos, sobrinhos, tios , avós e até amigos. Embora a maioria opte pela entrada de um casal , alguns preferem delegar as alianças para um e as flores e buquês para outras.

 

By Pinterest

By Pinterest

 

A dama geralmente carrega um buquê, uma bíblia, pétalas de flores, plaquinhas, balões e até animais de estimação, enquanto o pajem geralmente carrega as alianças. Algumas noivas preferem o pajem empurrando carrinhos com crianças menores, ou as famosas plaquinhas com dizeres chamativos. Nesse caso, é mais seguro deixar as alianças no bolso do paletó do noivo.

Muitas assessorias de casamento sugerem que a entrada deles, seja antes e separada da entrada da noiva, pois ficando a frente dela, acabam atrapalhando a atenção e as fotos nos dois momentos.

Em algumas cerimônias, os noivos preferem que o pajem com as alianças entre após a noiva, depois dos votos. De qualquer forma, esses momentos ficam melhor registrados quando separados .

Se você pretende celebrar com várias crianças, deve analisar :

  • A quantidade e a idade das crianças demandam mais assessoria antes e depois delas entrarem na passarela. O ideal é idade entre 5 e 12 anos para não se assustarem com a quantidade e movimentação de pessoas;
  • É adequado os noivos se oferecerem para pagar a roupa das crianças, a menos que a situação financeira dos pais seja muito boa. Os acessórios como buquês, porta aliança, plaquinhas são pagos pelos noivos;
  • É interessante oferecer um mimo quando se faz o convite para os pajens e daminhas. Uma boa dica são as caixas convite com acessórios, doces e brinquedos;
  • Os trajes das crianças serão escolhidos pelos noivos, mas devem ser confortáveis e adequados ao ambiente da cerimônia. Lembrem-se que criança brinca, corre e tem a pele mais sensível, portanto tecido e modelo devem ser bem pensados;
  • Os responsáveis pelas crianças devem ficar próximos ao altar  ou mesa de celebração,nos bancos da frente, para incentivá-las a fazer o trajeto.

 

Independente da opção de quantidades e idades das crianças, saiba que elas são sempre muito autênticas e que podem ter atitudes surpreendentes, que devem ser encaradas com muita paciência, alegria e amor.

 

Mary Luce Carvalho – Publicitária, docente e blogueira.

“Acredito que a boa comunicação dissemina amizades e prosperidade.”