Descubra o bolo ideal para seu casamento

A doçura mais esperada das festas de casamento tem muita história pra gente conhecer. Por isso, dando sequência na matéria da semana passada, por Tatiana Branco, da Reino Branco Ateliê do Açúcar,  vamos saber de bolos famosos e os tipos dessa delícia que sempre é utilizada para celebrar bons momentos .

BOLOS INESQUECÍVEIS

Em 1956 um dos casamentos mais badalados e glamourosos aconteceu, e foi transmitido pela TV para 30 milhões de pessoas: a união do príncipe Rainier de Mônaco com a atriz de Hollywood, Grace Kelly. O bolo tinha 6 andares, digno de um casamento de celebridade e realeza.

By sugarpop

By sugarpop

Nos anos 80, o grande casamento do século XX parou a Casa Windsor e o mundo. A eterna princesa Diana casou-se com o príncipe Charles, e além de seu inesquecível e longuíssimo véu, seu bolo de casamento foi igualmente épico.

By News Treasure

By News Treasure

Com 1m52 de altura, decorado com o brasão Windsor todo em marzipã, foi feito em duplicata (sim, dois bolos enormes) caso houvesse qualquer eventualidade com o original antes da cerimônia.

Trinta  anos depois, o primogênito de Diana e Charles, William, se casou com a princesa Kate Middleton, em mais um casamento que deslumbrou à todos. O bolo monumental de 8 andares, finamente decorado com flores de açúcar, o brasão com as iniciais dos noivos entrelaçada e todo em tons de creme e branco era de frutas secas, seguindo a tradição inglesa e demorou 5 semanas para ser feito. Já o noivo teve um bolo de biscoito de chocolate especialmente para ele (receita secreta do palácio).

By sugarpop

By sugarpop

Uma curiosidade: uma fatia de bolo do casamento de William e Kate foi leiloada 3 anos após a cerimônia e foi arrematada por inacreditáveis US$ 7,5 mil. Meses antes, uma fatia do bolo de casamento de Charles e Diana também tinha sido leiloada, 33 anos após a cerimônia, e foi arrematada por ‘míseros’ US$ 1375.

TIPOS DE BOLO

Atualmente, toda a celebração de um casamento está muito personalizada, transparecendo bastante os gostos e peculiaridades do casal. E o mesmo acontece com o bolo. Variáveis como local e horário da cerimônia, número de convidados, decoração, paleta de cores, detalhes da decoração e trajes ajudam o confeiteiro a criar de acordo com todas as expectativas dos noivos, agregando todos estes fatores e tornando cada bolo único e especial.
Os mais pedidos ainda são 2 tipos, basicamente:
– os bolos finalizados em pasta americana (que nada mais é que uma massa de açúcar que ‘encapa’ o bolo, e pode ter detalhes externos de texturas, apliques, flores naturais ou comestíveis, etc), geralmente utilizados em cerimônias em ambientes fechados (salões), no período vespertino e noturno;
– os Naked Cakes (também conhecidos com bolo pelado ou bolo desconstruído), bolos em que estão aparentes as camadas de massa e recheio, normalmente enfeitado com frutas frescas, flores naturais (de acordo com a decoração), e cobertos com açúcar polvilhado ou ganache.naked-reinobranco Muito solicitados para casamentos ao ar livre e com inspiração rústica e romântica, como sítios, fazendas, praias e cerimônias mais íntimas, como mini weddings. Muito servido em almoços de noivado e cerimônia civil, e cerimônias no período da tarde também.
Outros tipos de tendência vêm e vão, mas não se enraízam como os bolos em pasta americana e os naked cakes. Algumas opções para fugir do bolo com personalidade são as torres de cupcakes ou donuts, o croquembouche (torre de profiteroles recheados de creme e coberta com calda de caramelo que “quebra” na boca ao comer), e o bem casado, que pode ser feito em tamanho maior para servir em fatias como bolo. Bolos com glacês de gordura vegetal (bem anos 70-80), chantilly e marshmallow também podem ser utilizados, mas os noivos devem ter cuidado com estas coberturas, pois com nosso clima quente, estas podem derreter, azedar e comprometer totalmente sua festa.

O BOLO FAKE

Alguns fornecedores ainda insistem em oferecer o bolo fake, alegando que assim não tem risco de estragar, o buffet já tem o bolo de corte, está no pacote, entre outras situações. Mas não existe nada mais bacana do que você pedir um bolo sob medida, feito para o seu dia especial, do seu gosto, e você cortá-lo na frente de seus convidados e servir. É um momento memorável na festa de casamento, e sempre surpreende, principalmente quando o bolo é rico em detalhes, os convidados ficam bastante surpresos ao descobrir que o bolo é real. Os bolos fake, na minha opinião (e na de confeiteiros renomados do Brasil), devem ser utilizados apenas como um andar de sustentação para outras camadas, ou como artifício para deixar o bolo mais alto, no caso de cerimônias com poucos convidados, mas que os noivos querem um bolo alto, por exemplo.

QUAL O BOLO IDEAL?
O bolo ideal é aquele que tem o sabor de sua preferência, que cabe no seu orçamento e que atende o número de convidados de sua festa (Dica: não fiquem tentando agradar todos os convidados em todos os detalhes, isso é bem difícil de conseguir. Sigam seus gostos e preferências, a festa é de vocês, noivos!). Pesquisem confeiteiros de sua confiança, através de indicações e degustações. Só assim a melhor escolha será feita.
Por fim, o importante é seguir seu instinto em toda a preparação do casamento, lembrando que os sabores tradicionais sempre encantam, os designs e cores clássicas no bolo sempre farão seu casamento ser atemporal, e peça para seu assessor ou familiar encarregado (caso não tenha assessoria) separar bolo e docinhos para o dia seguinte, ficam ainda mais gostosos. Curtam este dia especial!
Como dizemos para todos os nossos clientes: comemorem sempre o lado doce que a vida tem. Eu quero bolo, e você?

 

Facebook: www.facebook.com/reinobranco
Site: www.euquerobolo.com.br
Instagram: @reinobranco

Tatiana Branco é nutricionista, proprietária da Reino Branco Ateliê do Açúcar, empresa que oferece bolos e tortas para todas as ocasiões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *