Dicas para alimentação pré-casamento

Vai casar? Confira cinco dicas para alimentação pré-casamento!

O planejamento do casamento envolve muita expectativa, organização, como também, despesas. E um tema que tem despertado interesse por sempre aparecer nos planos das noivas é: iniciar uma reeducação alimentar (a dieta, dita vulgarmente), para estarem bonitas em um dia tão importante de suas vidas.
Primeiramente, quero chamar atenção para alguns questionamentos: O que faz você se sentir bem? O que faz você se sentir bonita? Qual a real necessidade de emagrecer para se sentir bonita em seu casamento? Quero gerar essas reflexões, porque o que vejo diariamente são noivas que iniciam uma dieta radical com uma meta de perda de peso até o dia do casamento, sem qualquer orientação profissional, e passada essa fase, não há manutenção do peso perdido, que gera o famoso “efeito sanfona”, o que pode ser perigoso.
O “efeito sanfona” acontece devido a uma perda de peso muito rápida em um curto período de tempo, o que ocasiona a perda maior de massa magra (músculos) do que massa gorda, sendo que a massa magra é o tecido primordial para “gastar as calorias que consumimos no dia a dia”, ou seja, quanto menor massa magra, menor será a nossa necessidade energética (assim temos que reduzir o que comemos). Além disso, outro fator importante é a mudança consistente dos hábitos alimentares. Hoje temos uma infinidade de alimentos prontos para o consumo normalmente, ricos em açúcar, sal e gordura, e por mais que sejam mais fáceis de levar na bolsa nessa correria da vida diária, não são as melhores opções.
Assim, para ajudá-las sobre o que fazer, seguem cinco dicas importantes sobre alimentação neste período pré-casamento:

alimentos-e-saude
ANTECIPE-SE: procure um profissional habilitado (nutricionista) para te ajudar na mudança de hábitos alimentares com no mínimo seis meses de antecedência até a data do casamento;

ORGANIZE-SE: vá a feiras pelo menos uma vez por semana, nesses locais você encontra produtos in natura (frescos como frutas, legumes e verduras), que são ricos em vitaminas, minerais e fibras para ajudar na hora dos pequenos lanches e acompanhamento das principais refeições (almoço e jantar);

PREPARE-SE: se sua rotina é muito corrida, escolha um dia da semana para fazer suas refeições e deixe as porções congeladas. Se for necessário, faça um cronograma para te ajudar no dia a dia sobre o que comer em cada horário;

HIDRATE-SE: não se esqueça de tomar água ao longo do dia, se possível deixe uma garrafinha com água onde estiver, essa estratégia ajuda a aumentar a sensação de saciedade, melhora o funcionamento do intestino e muitas outras funções, afinal somos 70% constituídos de água!

COMPREENDA-SE: toda mudança é difícil no começo, mas assim que se tornar um hábito você não terá mais dificuldade alguma! Não faça loucuras, desconfie de toda e qualquer promessa milagrosa para perda de peso, sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

Contato: (13) 99155-8027
https://www.facebook.com/cafratellinutri
http://www.cafratellinutri.com.br/receitas-praticas

Camilly Fratelli é Nutricionista (CRN-3 nº 41.431), mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, possui experiência no desenvolvimento de produtos, cuidado individual humanizado e grupos de emagrecimento. Tem como principal missão: promover a alimentação saudável, sem restrições, a partir da valorização da comida e do ato de comer.