A temida lista de convidados

Se você está lendo esta matéria certamente está noiva, acertei?
Então, antes de seguirmos adiante: PARABÉNS! Sim, PARABÉNS por este momento tão especial, repleto de expectativas e energia!!
De fato CASAR é mesmo um momento mágico, quando você fica noiva um mix de emoções invade: o medo, a ansiedade, a felicidade e claro, aquele friozinho na barriga!
Mas fique tranquila, estou aqui para te ajudar a minizar suas “dores” e sofrimentos!
Sou Especialista em Casamentos e há 11 anos, já ajudei mais de 700 noivas no planejamento do grande dia e farei o mesmo contigo!!
A convite da querida Mary Luce – responsável pelo Portal Noivas em Santos estou aqui para falar sobre um tema que deixa muitas noivas literalmente de cabelo em pé: a temida lista de convidados!
Você já sentou com seu noivo para elaborar sua 1ª lista de convidados? Digo 1ª lista (pois sempre existem várias versões, até chegar à definitiva) a 1ª lista é bem GERAL – contempla todos os amigos e inclusive os amigos dos amigos e 06 meses antes do seu casamento reveja sua lista para então criar a versão definitiva, onde usamos alguns critérios para elencar quem fica e quem sai.
De fato este é um assunto sempre polêmico, afinal aqui entra uma questão: quem está pagando o evento ou ajudando (financeiramente) para que ele aconteça.
Se os pais possuem parte neste investimento, portanto possuem uma cota para convidarem também e isto precisa sim ser levado em consideração!
É importante que tenham uma conversa e definam juntos sobre isto, lembrem que estão formando uma família, não vale a pena desgastar a relação.
Tem um bom ditado que diz: pra que ter razão se você pode ser feliz
Outra dica poderosa é pensar nas pessoas com as quais você mais convive nos últimos 02 anos e também aquelas que já foram à sua casa para jantarem, almoçarem ou um simples café, desta forma conseguirá identificar o grau de afinidade com estes convidados.
Se você frequenta Academias, Clubes, Escolas, pense se irá convidar estes grupos de pessoas ou não, pois não é elegante convidar somente uma ou outra pessoa nestes casos, ou convida todos com os quais convive ou não convida ninguém.


Tem uma situação que sempre gera dúvida: TRABALHO!!
Como faço para convidar somente algumas pessoas no meu trabalho, pois só lá são 40, 50 pessoas?
Minha opinião: fica muito gentil avisar que é um evento íntimo e que você adoraria convidá-los mas infelizmente não conseguirá e leve uma caixa de bem-casados para dividir este momento com eles, irão amar!
Na hora de procurar uma gráfica atente-se aos prazos e quantidades, importante fechar os convites com no mínimo 04 meses antes, pois a gráfica levará (em média 01 mês para deixar os convites prontos), logo você terá 02 meses para entregar e os convidados terão 01 mês para retornar confirmando se irão ou não participar.
Com relação à quantidade sempre atente-se à contratar 15% a mais, pois após o contrato fechado pedir convites unitários fica muito mais caro!
O brasileiro não tem por hábito confirmar presença – o famoso RSVP (Répondez S’il Vous Plaît) – Responda Por Favor, então fica aqui minha sugestão: contrate uma Cerimonialista/Assessora que faça o RSVP (ativo) e telefone para os convidados confirmando a presença deles com 20 a 15 dias de antecedência.
Esta informação é de extrema importância ao Buffet, bem como para o planejamento do evento como um todo.
Espero que estas dicas te ajudem no planejamento do grande dia!
Lembre-se: faça o melhor, com o melhor que tem e será o melhor casamento, tenho certeza! 😉
Contem comigo!

Afetuoso abraço e muito amor.
Gratidão
Fe Pradella

13 9 9717-1399

contato@dellaeventos.com.br

www.dellaeventos.com.br

Fernanda PradellaMBA em Gestão de Eventos e Cerimoniais de Luxo, Especialista em Administração e Organização de Eventos, Especialista em Cerimonial e Protocolo e Relações Públicas.

Esteve como VIP Manager nas áreas VVIP e VIP, na Arena Castelão, pela Match Hospitality para atender a Copa do Mundo de 2014.

Em 2013, Analista de Protocolo pelo Comitê Organizador Local, na Arena Castelão, atendendo as áreas VVIP e VIP.

Em 2012, Docente na Universidade de Fortaleza, na Pós-Graduação de Eventos.

Em 2008 e 2011, lecionou na rede SENAC/SP nos cursos livres e Pós-Graduação: Organização de Eventos, Cerimonial e Protocolo e no Curso CASAR – do planejamento à celebração em grande estilo, tendo capacitado para o mercado brasileiro mais de 120 Cerimonialistas.

Trabalhou por dez anos na Mercedes-Benz do Brasil como coordenadora de Eventos.

Finalista, em 2005, no Prêmio ABERJE de Comunicação Empresarial, na categoria, Relacionamento com o Público Interno, com o evento de conscientização para Mercedes-Benz do Brasil, nas unidades São Bernardo do Campo, Campinas e Juiz de Fora.

Há onze anos proprietária da Della Eventos é Assessora e Celebrante de Casamentos, coleciona cerimônias de festas de casamento, festas de debutantes e eventos corporativos em todo Brasil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *